Bactérias
Bactérias são organismos unicelulares, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias e pertencente ao reino Monera. São micro-organismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelos membranares (procarióticos).
Morfologia é o estudo da forma dos seres vivos, ou de parte dele. Este estudo pode ser dividido em duas partes: Anatomia (visão macroscópica) e Histologia (visão microscópica). É uma ferramenta fundamental para a identificação e classificação das espécies.
- Esferas(cocos): podem estar em diplococos, estreptococos (fileiras) ou estafilococos (cachos)
- Bacilos: bacilar com ou sem flagelos (que auxiliam na movimentação da bactéria)
- Espiral: com ou sem flagelos
- Vibrião: meia lua
Clique para ampliar
Estruturas externas
- Flagelos: organelas especiais de locmoção: longos filamentos de proteínas
- Fímbrias: organelas filamentosas mais curtas e delicadas que os flagelas
- Pili: Um tipo especial de pilus é o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos. Os plasmídeos são pequenas moléculas de DNA circular que coexistem com o nucleóide. São comumente trocados na conjugação bacteriana.
- Cápsula: Está relacionada com a virulência da bactéria. Camada externa mucóide (substâncias poliméricas extracelulares - SPE) - densas; Geralmente polissacarídeos e proteínas Bem organizada, rígida, difícil de remover (forte ligação com a parede celular).
- Parede celular: Relacionada com a forma das bactérias. Constituída pela peptideoglicana, ácido lipoteicóico, ácido teicóico, aa e carboidratos. Complexa e Rígida; Diferença entre Gram + e Gram -.
Quanto a composição da parede celular:
- Fina: rosado: gram-negativa
- Espessa: roxeado: gram-positiva
- Membrana Citoplasmática: Protege o citoplasma; Composição: Bi-camada lipídica com proteínas e carboidratos; Modelo: Mosaico Fluido Funções:Semi-permeabilidade, Transporte ativo, Atividade metabólica.
Respiração aeróbia
Respiração anaeróbica
Fungos
São micro-organismos eucarióticos (envolvidos em uma membrana plasmática) unicelulares ou pluricelulares que possuem quitina em sua parede celular. Tipos:
- Unicelulares: leveduras
- Pluricelulares: bolores
Protozoários
São micro-organismos eucarióticos (Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas) unicelulares de vida livre ou parasítica que se movimentam através de pseudópodes, cílios ou flagelos. Exemplos parasitas: malária, doença de chagas.
Vírus
São estruturas acelulares que possuem material genético (DNA e RNA) e são parasitas celulares obrigatórios. São parasitas intracelulares. Se eles não estiverem parasitando em uma célula, são incapazes de se multiplicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário