Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

3) Sistema articular


Melhor do que qualquer resumo, com certeza são as aulas do Rogério. Assista as aulas a seguir e APRENDA definitivamente tudo o que você precisa saber sobre o sistema articular.


Na sequência correta:

Classificação e movimentos das articulações: Sinartroses, Anfiartroses e Sinoviais


Sistema Articular: Estrutura e funcionamento das articulações Sinoviais


Sistema Articular: Relação entre os Planos, Eixos e Movimentos nas articulações


Sistema Articular: Classificação das articulações sinoviais de acordo com a forma



Articulações:

São uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto, permitindo através de suas estruturas uma combinação de força e flexibilidade. Quando dizemos que um osso se articula com o outro, isso significa que os dois ossos formam uma articulação, ou seja, uma articulação é um ponto de contato entre os ossos e suas respectivas cartilagens.

MOVIMENTOS

Os movimentos articulares são executados em torno de um "eixo articular"

·        DESLIZANTE - sem eixo
·        ANGULARES:

FLEXÃO E EXTENSÃO - EIXO LÁTERO-LATERAL. Movimentos:



ABDUÇÃO E ADUÇÃO - EIXO ANTERO-POSTERIOR


ROTAÇÃO - EIXO LONGITUDINAL




CIRCUNDUÇÃO

CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA

Baseia-se na presença ou ausência de um espaço articular (cavidade articular) e quanto ao tipo de tecido conjuntivo que mantém juntos os ossos.

- 03 GRANDES TIPOS

•       Fibrosas - Tecido fibroso - SINARTROSES (sem movimento)
•       Cartilaginosas - Tecido cartilaginoso - ANFIARTROSES (pouco movimento)
•       Sinoviais - Líquido sinovial - DIARTROSES (total liberdade de movimento)

Os ossos são mantidos juntos por um tecido conjuntivo fibroso. Este tipo de articulação merece destaque por não apresentarem uma cavidade articular e por conseqüência não permitindo movimento (Sinartrose). Existem três tipos de junturas fibrosas:

•       Suturas: Plana, Serreada e Escamosa

Exemplos de sutura plana:


Exemplo de sutura serrada:


Exemplo de sutura escamosa:


•       Sindesmose
Diáfise rádio-ulnar e tibio-fibular
Epífise tibio-fibular


•       Gonfose
Dente e alvéolo dentário

•       Sínfises - disco fibrocartilaginoso
Púbica, intervertebral

É o tipo de articulação em que a união dos ossos articulantes é feita pela cartilagem hialina, classificada como articulação sinartrose. Esta é determinada como uma articulação temporária devido a cartilagem ser convertida em uma estrutura óssea antes mesmo da fase adulta. 


•       Sincondrose - disco de crescimento
Esfeno-occipital, cartilagens costais
Articulações sinoviais

Difere-se das demais articulações devido a presença de um espaço, chamado cavidade articular entre os ossos articulantes, por isso, a movimentação desse tipo de articulação ocorre livremente possibilitando diversos movimentos, sendo assim considerados como diartrose.



AS ARTICULAÇÕES SINOVIAIS SÃO CONSTITUIDAS POR:

·        Cartilagem articular: recobre através de uma fina estrutura chamada cartilagem hialina (cartilagem epifisial) os ossos articulantes, agindo na diminuição dos impactos entre os ossos no decorrer de uma movimentação, e na absorção de choques.



·        Cavidade articular: espaço presente entre as duas extremidades ósseas que permite uma movimentação livre dessas articulações


Na imagem: Cápsula articular retraída (a) para expor a articulação escapuloumeral. Cabeça umeral (b). Cavidade articular (c). Feixe vasculonervoso (d). V. cefálica (e).

·        Cápsula articular: circunda uma articulação sinovial, envolvendo a cavidade articular e unindo os ossos articulantes. A cápsula articular é composta por duas camadas: uma membrana fibrosa, que se encontra externamente e se fixa no periósteo dos ossos articulantes, promovendo uma grande proteção para essa estrutura. A outra camada é a chamada membrana sinovial, que tem como principal função a secreção da sinóvia, ou seja, um fluído viscoso, que age na redução do atrito pela lubrificação da articulação, na manutenção nutricional para a cartilagem articular e na remoção de metabólitos do interior da cartilagem articular.

Na imagem: Abertura longitudinal da cápsula articular (b), expondo a articulação (c). M. subescapular afastado (a). Feixe vasculonervoso (d).

Nenhum comentário:

Postar um comentário