Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fisiologia Humana: Aula 2: Questões de revisão I



Questões de revisão I – Fisiologia
Questões:

1-      Qual a definição para os seguintes termos:
a)      Líquido intracelular
Dentro da célula: citoplasma
b)      Líquido extracelular
Fora da Célula : líquido intersticial, sangue, urina, saliva, suor, lágrimas, liquido sinovial, líquido raquiano, humor vítrio, humor aquoso
c)      Meio interno
Liquidos extra celulares
d)      Homeostasia
O meio intra quanto o extracelular é formado tanto por líquidos quanto por eletrólitos e a regulação dessa quantidade desses no meio intra e extra é chamado de Homeostasia que significa o equilíbrio entre os dois meios. 

2-      Quais as funções do meio interno? Explique as diferenças entre as composições dos líquidos intra e extracelular.
·         Função do meio interno: Fornecer concentrações de nutrientes e oxigênio para as células, e a remoção de metabólitos e do CO2 para longe da célula.
·         A diferença entre os líquidos intra e extracelular é que, no extracelular a quantidade de íons sódio, cloreto, bicarbonato, glicose, oxigênio, aminoácidos e ácidos graxos é constante, além de grande quantidade de dióxido de carbono. Mecanismos especiais para o transporte dos íons através das membranas celulares mantêm essas diferenças.

3-      Quais as funções dos seguintes sistemas? Cite os principais órgãos e tecidos de cada um deles.

A)    Sistema vegetativos:
·         Sistema digestivo: O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. A parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia.
·         Sistema respiratório: Resume-se na absorção pelo organismo de oxigênio (O2), e a eliminação do gás carbônico (CO2) resultante das oxidações celulares. Orgãos: fossas nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmão.
·         Sistema cardiovascular: levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular. Estruturas: sangue, coração, vasos sanguineos, sistema arterial e sistema venoso.
·         Sistema renal: O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, isto é, incumbidos de elaborar a urina e armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc. As vias urinárias compreendem o ureter, a bexiga e a uretra.
B)     Sistemas de controle
·         Sistema nervoso central: responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas meninges. São elas a dura-máter, aracnoide e pia-máter. Há, entre as duas últimas, a presença de um líquido: o líquor, responsável pela nutrição do SNC (sistema nervoso central) e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.
·         Sistema nervoso periférico:  é constituído pelos nervos, que são representantes dos axônios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). São as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligação dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central. É composto pelos nervos espinhais e cranianos. Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encéfalo.
·         Sistema endócrino: O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo (1) grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo, faz a integração entre esses dois sistemas. As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo:hipófise (2), tireoide e paratireoides (3), timo (4), suprarrenais (5),pâncreas (6) e as glândulas sexuais (7 e 8).
C)     Sistemas especiais
·         Sistema motor: o principal órgão que comanda os movimentos do nosso corpo que é océrebro que envia neurônios pelos nervos possibilitando-nos de se locomover, andar, correr e etc.Estruturas: cérebro, medula espinhal, nervos, ossos, membros superiores e inferiores
·         Sistema reprodutor: é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino, caracterizados : feminino: vulva, lábios vaginais, clitóris, vagina, útero, trompas de falópio, ovários; masculino: penis, bolsa escrotal, testículos, epidídimo, canal deferente, e glândulas anexas (próstata, vesículas seminais e glândulas bulbo uretrais)
·         Sistema imunológico: consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismocontra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Órgãos imunitários primários: medula óssea e timo. Órgãos imunitários secundários: linfonodos, tonsilas, baço, adenóides, apêndice cecal.

4-      Quais são as principais substâncias químicas que compõem as células. Cite suas funções primárias e secundárias.
·         Componentes celulares: água, íons, proteínas, lipídeos, carboidratos
·         Função primária refere-se a operações de comandos ou transmissões de dados, enquanto a função secundária inclui respostas, comandos ou transmissões de dados. 

5-      Quais as funções das seguintes organelas celulares:
a)      Núcleo: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar suas informações genéticas.
b)      Retículo Endoplasmático Rugoso: faz o transporte de proteínas produzidas nos polirribossomos agregados, para várias partes da célula: complexo de golgi, o núcleo, mitocôndrias etc.
c)      Retículo Endoplasmático Liso: é desprovido de ribossomos, e tem função principal de desintoxicar o organismo. É ele quem faz o metabolismo do etanol (álcool), nas células do fígado, de medicamentos, e outras substâncias estranhas ao organismo. Ele também é responsável pela produção de alguns lipídios, como o colesterol. Nas células musculares, ele guarda o ATP, molécula que armazena energia, que será utilizada nos movimentos.
d)      Mitocôndrias: são elas que realizam o importante processo de respiração celular. As mitocôndrias usam o oxigênio e a glicose oferecidos pela célula, transformando-os em energia na forma de ATP (adenosina trifosfato) que é devolvida para célula.
e)      Aparato de Golgi: atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. Muitas das substâncias que passam pelo aparelho de Golgi serão eliminadas da célula, indo atuar em diferentes partes do organismo.
f)       Citoesqueleto: - Manutenção e organização celular, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo. É responsável também pela movimentação das células; Dá forma a célula; Possibilita o movimento circular do citoplasma no interior da célula, atuando no processo de transporte de substâncias; Permite a união das células; O citoesqueleto das células presentes nos músculos atua do processo de contração muscular; Formação e movimentação de flagelos e cílios; Em amebas e algumas espécies de protozoários, o citoesqueleto é responsável pela movimentação ameboide. No processo de divisão celular, participam da movimentação dos cromossomos.
g)      Centríolos: Tem grande importância no processo de divisão celular; Participam da organização do fuso miótico (estrutura do citoesqueleto envolvida na meiose e mitose). Atuam na formação dos cílios e flagelos (apêndices das células em forma de filamentos). 
h)      Ribossomos: Uma das principais funções dos ribossomos, que é a síntese proteica, é realizada por eles através da união de aminoácidos. Ribossomos livres sintetizam proteínas que atuam no líquido citoplasmático ou no interior do núcleo e das Mitocôndrias. Ribossomos presos ao retículo produzem tanto as proteínas que compõem as estruturas celulares como as proteínas que foram “escondidas” pela célula.
i)        Lisossomos: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células; Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.
j)        Peroxissomos: Cuja função está relacionada ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio (água oxigenada - H2O2), uma substância tóxica que necessita ser degradada. 

6-      Desenhe a molécula de ATP. Cite as funções celulares onde o ATP é utilizado.

Cada vez que ocorre a desmontagem da molécula de glicose, a energia não é simplesmente liberada para o meio. A energia é transferida para outras moléculas (chamadas de ATP - Adenosina Trifosfato), que servirão de reservatórios temporários de energia, “bateriazinhas” que poderão liberar “pílulas” de energia nos locais onde estiverem. cada vez que o terceiro fosfato se desliga do conjunto, ocorre a liberação de energia que o mantinha unido ao ATP. É esta energia que é utilizada quando andamos, falamos, pensamos ou realizamos qualquer trabalho celular.

7-      Qual a composição da Membrana Celular? Cite as funções desta importante organela.
Bicamada de Fosfolipídeos, 80%, associados a proteínas estruturais (globulares ou filamentosas), 15%, e uma menor quantidade de carboidratos.
A bicamada de fosfolipídeos é fluídica, devido ao colesterol dissolvido na matriz lipídica, e funciona como uma barreira para a água e as moléculas hidrossolúveis. Desta forma colabora para a separação dos meios intra e extracelular.
8-      Cite e descreva rapidamente os principais tipos de transporte através das membranas.
  • Difusão direta através dos lipídeos.
  • Difusão através dos poros aquosos.
  • Transporte Facilitado. Proteína transportadora. Transporte passivo (difusão facilitada) ou ativo
  • Pinocitose e Fagocitose
9-      Quais as diferenças entre pinocitose e fagocitose?
Esses dois processos são formas das células receberem grandes proteínas. São sistemas de alimentação celular, englobando partículas através da membrana celular. pinocitose é um processo em que a célula engloba uma substância em estado líquido, e fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas que será digerido pelos leucócitos. A principal diferença são as partículas que são capturadas. Na fagocitose são partículas maiores e solidas e na pinocitose são menores e liquidas. 

10-  Descreva a digestão intracelular pelo ciclo dos lisossomos.
Os lisossomos contêm poderosas enzimas e atuam como o sistema digestores da célula. Eles absorvem bactérias ou organelas velhas, tais como as mitocôndrias, e usam as enzimas para quebrá-las em seus componentes moleculares.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário